sábado, 7 de setembro de 2013

Tecnologia Assistiva



TA – Tecnologia Assistiva
CAA – Comunicação Alternativa e Aumentativa


A Ilustração apresenta uma prancha de comunicação com símbolos representativos da escolha de lanche, confeccionada de forma personalizada, com sistema de símbolos PCS, e com vocabulário de acordo com as preferências do aluno. Apontando estes símbolos o aluno pode pedir ajuda, agradecer e escolher o que pretende comer ou beber.   

    “A comunicação permite ao homem transmitir e interpretar sentimentos e pensamentos, interagindo com outros indivíduos numa troca de informações e experiências que o enriquece no decorrer da vida”. Pessoas com necessidades especiais que perdem ou não possuem a habilidade de comunicação convencional, precisam de apoio para se comunicar. Esse auxílio pode vir da área denominada de comunicação alternativa – CA (PELOSI,2005).
Para alunos com deficiência física e dificuldades de comunicação podemos usar a CAA - Comunicação Alternativa e Aumentativa , que é destinada a pessoas sem fala ou sem escrita funcional. Você pode criar fichas com imagens do google ou de revistas demonstrando várias situações do cotidiano como: sentimentos, desejos, opiniões, necessidades, posicionamentos como : Sim e Não e  expressões faciais como; Triste e Feliz. Para começar, utilizamos vocabulário previamente selecionado através de observações e dados da realidade do aluno, ex: pessoas da família, objetos do dia a dia. É importante que o professor converse com a família para que essa comunicação seja adotada em casa também e que as imagens sejam as mesmas. Aos poucos aumente a gama de figuras de acordo com o desenvolvimento do aluno,ex: pranchas com temas de ajudas e assuntos como: brincar, comer, beber, comprar, necessidades de apoio do aluno: tirar óculos, botar óculos, tenho dor, sair da cadeira, depois passe para letras e palavras. Também temos a alta tecnologia dos vocalizadores (pranchas com produção de voz) ou o computador com softwares específicos, que garantem grande eficiência à função comunicativa.


                                                                    

2 comentários:

  1. Olá Maria Helena!

    Assim como você também coloquei em meu Blog a importância desse recurso de TA. Acredito que ele facilita a vida dos alunos com dificuldade na fala, além de ser uma ponte de interlocução com a aprendizagem e com o mundo a sua volta. É importante que essas fichas com símbolos e desenhos seja feita com e na presença do aluno para que ele participe também desse processo de criação do que será o seu instrumento de comunicação. É inerente também para o aluno levar consigo essas fichas em todos os ambientes em que ele transitar e estabelecer relações comunicativas.

    Parabéns pela publicação.
    Um abraço, Patricia Oliveira

    ResponderExcluir
  2. A tecnologia assitiva realmente é um suporte pedagógico importante para o desenvolvimento das atividades em sala de aula, principalmente no atendimento educacional especializados, uma vez que as adaptações são sempre necessárias.
    Esta prancha de comunicação é muito útil para o aluno com PC, pois ajuda na comunicação e interação com os colegas e familiares.Vale ressaltar que o professor da Sala de Recurso Multifuncional usa este recurso, mas deve disponibilizá-lo para o aluno utilizá-lo na sala de aula regular.
    Att

    ResponderExcluir